Pedro Nunes - Portugal

Pedro Nunes  foi o maior matemático Português do século XVI. Nasceu em Álcacer do Sal em 1502. Era de origem judaica, mas nunca foi incomodado pela Inquisição, talvez por ter a proteção da corte. Em 1529, o rei nomeou-o cosmógrafo real, tendo ascendido ao cargo de cosmógrafo-mor em 1547.
Em 1544 foi nomeado professor da Universidade de Coimbra, cargo que abandonou por jubilação, em 1562. Entretanto, tinha sido mestre de Matemática dos Infantes D. Luís e D. Henrique. 
Pedro Nunes desenvolveu instrumentos que revolucionaram a navegação no alto mar, algo de grande importância para Portugal no período. Foi um dos percursores da moderna navegação científica. 
O instrumento mais importante que inventou foi o Nónio. Da sua extensa obra destacam-se o Tratado da Esfera e o Tratado de Triângulos esféricos.
 
Os CTT - Correios de Portugal emitiram, em 1978, 500 anos após a sua morte, 2 belos selos, com desenhos dos Serviços Artísticos dos CTT, de valor facial de 5$00 e 20$00, com a sua figura fazendo cálculos, com fórmulas e outros elementos matemáticos e no 2º selo  o Nónio e curvas de rumo.
 

 

 

 


Publicado/editado: 15/07/2015