Europa Oriental

Ruđer Bošcović [Ruggiero Boscovich] (1771-1787) nasceu em Ragusa (agora Dubrovnik). Interessado em astronomia, gravitação, trigonometria e ótica, foi o primeiro a calcular a órbita de um planeta a partir de apenas três observações da sua posição. Bošcović antecipou mais tarde a teoria atómica encarando os átomos, não como entidades rígidas indivisíveis, mas como centros de força. Ele também desenvolveu uma versão inicial do método dos mínimos quadrados em estatística.

Bernhard Bolzano (1781-1848) nasceu em Praga. Tal como Cauchy, desejava formalizar a ideia de uma função contínua, e provou o "teorema do valor intermediário", que afirma que o gráfico de uma função real contínua num intervalo fechado assume todos os valores entre o seu máximo e o seu mínimo. Ele também obteve uma função que é contínua em todos os pontos mas diferenciável em nenhum ponto. A viver em Praga, ficou isolado dos grandes centros de actividade matemática da época e as suas contribuições tiveram pouco impacto.

A União de matemáticos e físicos Checoslovácos foi fundada em 1862, e o seu 125.º aniversário foi comemorado por três selos. Um deles apresenta o relógio astronómico de Praga e um gráfico de computador a partir da teoria de funções, sobreposta a um resultado da Análise Matemática.

A Gazeta Matemática romena  foi publicada pela primeira vez em 1895. Com frequência mensal e tendo como objetivo desenvolver o conhecimento matemático dos alunos do ensino médio, tem tido uma enorme influência na vida matemática na Roménia.

[Croácia 1943; Checoslováquia 1981, 1987; Roménia 1945; Jugoslávia 1987]


Publicado/editado: 13/04/2015