Os Países Baixos

Em 1585, o matemático flamengo Simon Stevin (1548-1620) escreveu um livro popular intitulado De Thiende [O Décimo], onde explica frações decimais, defendendo a sua utilização generalizada no cálculo diário. Além disso, propôs um sistema decimal de pesos e medidas. Stevin também escreveu um tratado importante sobre estática, que incluiu o primeiro uso explícito do triângulo de forças.

Johan de Witt (1625-1672) foi um matemático talentoso e líder político cuja preocupação com os problemas financeiros da Holanda o levou a escrever um tratado sobre o cálculo dos pagamentos de pensões vitalícias, uma primeira tentativa de aplicar a teoria de probabilidades à economia. O seu texto importante intitulado Elementa Curvarum Linear [Elementos de Curvas Lineares] foi um dos primeiros relatos de geometria analítica. Witt foi assassinado por uma multidão enfurecida por razões políticas.

As contribuições científicas de Christiaan Huygens (1629-1695) foram muitas e variadas. Ele expôs a teoria ondulatória da luz, colocou a hipótese de Saturno ter um anel, inventou o relógio de pêndulo e o relógio de mola espiral. Em matemática, analisou curvas como a ciclóide (o arco traçado por um pedaço de lama agarrado a um pneu de bicicleta) e a catenária (a forma gerada por uma corrente pendurada), e escreveu o primeiro texto formal de probabilidades, introduzindo o conceito de valor esperado (ou média).

[1942 Bélgica; Ilhas Comores 1979; Holanda 1929, 1947, 1962]


Publicado/editado: 21/06/2015