Globos

Globos terrestres e celestes são usados ​​para representar as posições e outras características geográficas e astronómicas. Durante o século XVI, com o novo interesse na exploração e navegação, os globos terrestres tornaram-se cada vez mais procurados. O primeiro conhecido foi construído em 1492 pelo cartógrafo de Nuremberga, Martin Behaim. Todos estes globos aparecem na coleção de instrumentos matemáticos e físicos no Palácio Zwinger, em Dresden. O globo celeste árabe de 1279 é um dos mais antigos globos islâmicos conhecidos, tendo sido construído na Pérsia, consiste em latão coberto de ouro e prata e ilustra as posições de cerca de mil estrelas dispostas em quarenta e sete constelações, seguindo as ideias de Ptolomeu.

O globo terrestre de 1568 foi construído por Johannes Praetorius de Nuremberga. O mapa nele inscrito retrata os continentes da Europa, África, Ásia e América, com a América a aparecer junto à Ásia.

O globo mecânico de 1586 foi desenhado por Johannes Reinhold e Georg Roll de Augsburg. Feito de latão e cobre coberto com folha de ouro, contém uma pequena esfera terrestre sob uma grande esfera celestial, tudo coroado por uma pequena esfera armilar e rodeado por um anel calendário móvel. A esfera celeste retrata quarenta e nove constelações.

 [Alemanha Oriental 1972]


Publicado/editado: 21/07/2015