Europa Islâmica

Durante os séculos VIII e IX o mundo islâmico expandiu-se ao longo da costa do norte de África e pela Europa, através do sul de Espanha e Itália. Córdoba tornou-se a capital da Espanha muçulmana.

Os três séculos seguintes seriam anos férteis para o desenvolvimento da matemática e da astronomia. Astrónomos islâmicos começaram a desenvolver instrumentos astronómicos e de navegação, como o astrolábio e o planisfério para observar as posições e altitudes dos corpos celestes e indicar a hora do dia.

As artes decorativas e a arquitetura islâmicas também se difundiram em todo o sul de Espanha e de Portugal, exemplos célebres incluem os magníficos arcos na Mesquita de Córdoba e a variedade de padrões geométricos nos azulejos do Alhambra, em Granada.

O geómetra e astrónomo espanhol al-Zarqali (d. 1100) viveu em Toledo e Córdoba, sendo um fabricante de instrumentos, construiu uma série de astrolábios, compilou várias obras importantes, incluindo um conjunto de tabelas trigonométricas principalmente para uso em astronomia.

[Ascensão 1971; Dominica 1999; Paquistão 1992; Portugal 1981; Espanha 1986]


Publicado/editado: 20/08/2015